fbpx

Invente como uma mulher!

Conheça a história de Hedy Lamarr, a inventora do primeiro sistema de comunicação sem fio, que deu origem à telefonia celular e ao Wi-Fi.

Quer aproveitar as tendências e sair na frente? Clique aqui que nós vamos te ajudar!

 

Já pensou como seria sua vida hoje sem telefones ou Wi-fi? Com certeza seria mais difícil a comunicação e acesso a informação no dia a dia. Muito é dito sobre a importância da Internet e a facilidade da comunicação sem fio, mas poucos sabem a origem dessas criações fantásticas…. Até agora.

⯈ QUEM FOI HEDY LAMARR?

Uma mulher forte, empoderada e a frente da sua época, que foi além das suas obrigações de mãe, esposa e profissional. Conhecida como uma das mulheres mais bonitas do mundo, está entre as atrizes de maior prestigio na história de Hollywood e um marco na história com sua invenção tecnológica que logo mais seria a base fundamental para a criação do Wi-fi, Bluetooth e Telefone Celular.


⯈A GRANDE INVENÇÃO

Lamarr ganhava muito dinheiro como atriz, entretanto não se sentia confortável com isto tendo em vista que no momento do auge da sua fama acontecia a Segunda Guerra Mundial. Em uma conversa de desabafo sentada em frente ao piano com o compositor e amigo George Antheil, Hedy Lamarr percebeu que alterando os controles do piano o emissor e o receptor mudariam constantemente de frequência e os dois poderiam se comunicar, sem serem interceptados.

Após sua criação, Lamarr buscou patente e apoio militar para seu método de alternância de frequências (Frequence Hopping), que poderiam ser utilizados como um novo sistema de comunicação. Embora tenha recebido a patente norte-americana nº 2.292.387 em agosto de 1942, a criação só foi realmente implementada em 1962, durante a Guerra do Vietnã (1955-1975), mas infelizmente sua patente já havia sido expirada, impedindo-a de ganhar qualquer dinheiro com isso.

⯈ LAMARR É RECONHECIDA

Apenas em 1997 ela foi reconhecida por sua invenção, quando a  Electronic Frontier Foundation concedeu a ela o Prêmio Pioneer (o Oscar dos Inventores). Ela também se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Espírito de Realização Bulbie Gnass da Convenção de Invenção. Embora ela tenha morrido em 2000, Hey Lamarr foi incluída no Hall da Fama da National Inventors pelo desenvolvimento de sua tecnologia de salto de frequência em 2014.

Quer aproveitar as tendências e sair na frente ? Clique no banner que nós iremos te ajudar!


⯈ A BASE DO WIRELESS

A grande invenção de Lamarr foi de fundamental importância no desenvolvimento do chamado “Espectro Alargado”, ou em termos técnicos: Frequência de salto de espectro de propagação (FHSS), uma forma de utilizar várias frequências de rádio sem interferências, na qual se baseiam redes sem fios, tal como COFDM usada em conexões de Wi-Fi e CDMA, usada em telefones celulares e GPS.

O uso do GPS, Wi-Fi e telefonia móvel só é possível hoje por causa da invenção de Hedy Lamarr e seu desejo de fazer a diferença.

0 0 votos
Avaliação do artigo

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Sua Entidade também pode gostar

Quer receber mais conteúdos fantásticos como esses?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email!

A Tempo utiliza recisa das informações de contato que você nos fornece para enviar informações sobre nossos produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

CNPJ: 37.644.069/0001-68
Endereço: Rua 23 de Maio Qd JK, Lote 02, n°10
Vila Nossa Senhora D'Abadia
Anápolis - GO
Site protegido por Copyright©. Todos direitos de propriedade presentes no site são propriedade da Tempo Telecom